terça-feira, outubro 7, 2025
spot_img
HomeGeralHoje Vamos apresentar nosso segundo Colunista no Site AGORA Mauro Lopes

Hoje Vamos apresentar nosso segundo Colunista no Site AGORA Mauro Lopes

AGORA!!

A vez de Edson Casagrande– Poeta e Compositor Gaúcho todo sábado falando de Tradição e Cultura.

Biografia:

Edson Casagrande nasceu em Porto Alegre, no dia 22 de janeiro de 1951. Desde 1963, estabeleceu residência em Viamão, cidade que até hoje inspira sua escrita e onde permanece produzindo suas obras literárias e musicais.

Sua trajetória artística iniciou-se de maneira tardia, por volta dos 40 anos, quando, ao revisitar antigos cadernos da época escolar, encontrou pequenos poemas e versos escritos ainda no ginásio. Reescrevendo e aperfeiçoando esses escritos juvenis, Casagrande decidiu finalmente levá-los à publicação. Seu primeiro livro, intitulado Memórias de um Poeta, foi editado de forma independente e tornou-se um sucesso de público, chegando à quarta edição.

O reconhecimento pela qualidade poética logo chamou a atenção do meio musical gaúcho. Wilson Paim foi o primeiro a transformar em canção um poema seu, “Violão”, extraído dessa obra de estreia. A parceria artística foi frutífera, e, desde então, Paim gravou mais de 36 letras escritas por Casagrande, destacando-se como intérprete oficial de sua sensibilidade poética.

Além de Paim, outros grandes nomes da música regional gaúcha deram voz às palavras do poeta. João Chagas Leite destacou-se ao interpretar “Reflexos da Vida” e outras três composições de Casagrande. Já Robledo Martins, reconhecido campeão dos festivais do Sul, gravou seis poemas extraídos da mesma obra inicial, contribuindo significativamente para ampliar a projeção artística do autor.

Edson Casagrande também marcou presença em festivais regionais com obras premiadas, entre as quais destacam-se “Andarilho” e especialmente “El Gáucho”, composição vencedora no festival de Erechim, escrita em parceria com Jurema Chaves.

Entre suas principais obras publicadas, destacam-se: Memórias de um Poeta, Memórias em Cordéis, O Senhor do Tempo, Contos e Fatos e Código Invisível, títulos que confirmam sua relevância na literatura e na cultura gaúcha contemporânea.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments