terça-feira, outubro 7, 2025
spot_img
HomeGeralHoje é dia de Apresentar nosso terceiro Colunista AGORA Mauro Lopes 

Hoje é dia de Apresentar nosso terceiro Colunista AGORA Mauro Lopes 

AGORA!!

Toda Sexta feira no site e plataformas tem a coluna do Jorge Amaro.

Jorge Amaro de Souza Borges é uma liderança reconhecida no Brasil pelas suas contribuições à inclusão social, à sustentabilidade e à luta pelos direitos humanos.

Quilombola de Mostardas (RS), é Pós-Doutor em Desenvolvimento Rural e Doutor em Políticas Públicas pela UFRGS, Mestre em Educação pela PUCRS, Biólogo pelo IPA, Técnico Agrícola formado pela ETA e especialista em áreas como Educação Ambiental, Gestão Pública Estratégica e Audiodescrição.

Com ampla trajetória na gestão pública e na militância política, já atuou como secretário municipal em diferentes pastas em Mostardas (Meio Ambiente, Turismo, Planejamento), além de ter sido Coordenador Geral do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE), vice-presidente do Conselho Estadual e secretário executivo da mesma instância. Atualmente, está em seu segundo mandato como vereador no município de Mostardas, licenciado da FADERS – Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no RS.

Jorge Amaro também é escritor e pesquisador.

É editor da revista científica Apae Ciência, professor do Instituto APAE Brasil e autor de diversos livros, como Sustentabilidade & Acessibilidade e a obra em três edições Política da Pessoa com Deficiência no Brasil: Percorrendo o Labirinto. Participou de mais de 15 coletâneas e antologias, destacando temas como educação ambiental inclusiva, identidade afro-açoriana, políticas públicas quilombolas e memória coletiva. Seu trabalho é uma referência na articulação entre saberes tradicionais e políticas públicas transformadoras.

Reconhecido nacionalmente, Jorge Amaro recebeu prêmios como o Espírito Público (2019), Zumbi dos Palmares (2019), Prêmio Nacional de Direitos Humanos – Igualdade Étnico-Racial (2018) e o Prêmio Expressão de Ecologia (2012). Também é homenageado por diferentes instituições pela sua atuação em prol das pessoas com deficiência, comunidades quilombolas e meio ambiente.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments