terça-feira, outubro 7, 2025
spot_img
HomeAcontece em ViamãoMoradores ingressam com ação na Justiça para frear obras de perfuração de...

Moradores ingressam com ação na Justiça para frear obras de perfuração de poços em Viamão

As intervenções, feitas pela Corsan desde julho, ocorrem ao longo da ERS 040 e avançam no sentido Passo do Vigário.

Desde o início das obras os moradores são contrários a perfuração de poços prevendo um futuro desastre ambiental
A Associação de Moradores de Águas Claras, em Viamão, ingressou na última terça-feira com uma ação judicial, com pedido de liminar, solicitando a paralisação imediata das obras de perfurações dos poços subterrâneos, executadas pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan)/Aegea.

As intervenções ocorrem ao longo da ERS 040 e avançam no sentido Passo do Vigário. A preocupação da comunidade que reside nas imediações é que o projeto encabeçado pela Companhia comprometa aquíferos, nascentes e banhados nos arredores.

Desde o início das obras os moradores são contrários a perfuração de poços prevendo um futuro desastre ambiental, em razão da preocupação com o solo e com os lençóis freáticos, que pode comprometer não só o abastecimento de água da comunidade local, como também a produção agrícola e pecuária. Eles questionam um possível impacto ambiental e econômico na comunidade. Os moradores já se reuniram em mobilizações, manifestações e, inclusive, buscaram auxílio junto ao Ministério Público e na Assembleia Legislativa.

De acordo com o professor Jamir Silva, os poços serão instalados na bacia hidrográfica de captação de água de banhados e reservas ambientais de alta fragilidade. A finalidade é chamar a atenção para o impacto ambiental, econômico e também social que o efeito das obras vai causar na população local, pois afetarão as produções agrícolas e pecuárias, como a produção de arroz, de soja, o gado leiteiro e muitas outras.

Sobre a proposta de liminar acerca da perfuração de poços profundos para o abastecimento da população de Viamão, a Companhia Riograndense de Saneamento informou que até o momento não foi formalmente citada. O resultado dos estudos e levantamentos hidrogeológicos servem de base e dão respaldo para a viabilidade da operação no município. A Corsan segue comprometida em realizar os investimentos para as melhorias e obras necessárias que garantam a regularidade e qualidade do abastecimento na região.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments