terça-feira, outubro 7, 2025
spot_img
HomeTodosReinaugurada no Pão dos Pobres, Biblioteca Marlene Machado da Rocha promove sessão...

Reinaugurada no Pão dos Pobres, Biblioteca Marlene Machado da Rocha promove sessão de autógrafos em Porto Alegre

No dia 27 de março de 2025, a biblioteca da sede da Fundação O Pão dos Pobres, em Porto Alegre, será palco do lançamento do livro Fundações Privadas do Código Civil, Fundações Partidárias e Fundações de Apoio – Análise Constitucional das Atribuições do Ministério Público, da Promotora de Justiça Janine Borges Soares e do Procurador de Justiça Keller Dornelles Clós.

O evento acontece às 17h e é aberto ao público na Rua da República, 801- Bairro Cidade Baixa – Porto Alegre. A atividade integra o calendário de comemorações dos 130 anos da instituição. “Para nós, é uma honra contar com o lançamento dessa obra na nossa biblioteca, recentemente reinaugurada, e em uma semana em que se comemora o Dia Estadual do Terceiro Setor”, destaca João Rocha, gerente do Pão dos Pobres.

Publicada pela editora Tirant Lo Blanch, a obra traz uma análise aprofundada sobre o papel do Ministério Público no velamento das fundações privadas no Brasil, abordado aspectos jurídicos e constitucionais dessa atribuição, diferenciando velamento de fiscalização e suscitando novos paradigmas no Terceiro Setor.

O lançamento contará com a presença autoridades do terceiro setor de outros estados, além dos autores, que apresentarão os principais pontos da obra e participarão de uma sessão de autógrafos. A iniciativa busca promover o debate sobre a importância das fundações privadas para o desenvolvimento social e o papel do Ministério Público nesse contexto, abordando temas que são de interesse de todos que atuam no terceiro setor, sejam membros do Ministério Público, advogados, gestores das entidades, estudantes. A apresentação do livro foi feita pelo advogado, professor e ex-procurador de justiça Lenio Streck, segundo jurista mais citado no mundo em teoria do direito.

Sobre a Biblioteca do Pão dos Pobres

A Biblioteca do Pão dos Pobres, severamente atingida durante as enchentes de maio de 2024, perdeu mais de 10 mil exemplares. O espaço ficou submerso por dias e interditado durante muitas semanas.

Após a revitalização que durou sete meses, pela Associação Arquitetos Voluntários, foi reinaugurada com o nome de Biblioteca Marlene Machado da Rocha, no dia 05 de dezembro de 2024. Conta, atualmente, com mais de seis mil títulos, todos doados.

O novo nome é uma homenagem à mãe do gerente do Pão, João Rocha, que além de ter sido professora, foi uma mulher forte, resiliente e exemplo de dedicação e acolhimento. A biblioteca é aberta a toda comunidade e atende de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h, exceto feriados. Mais informações em (51) 3433-6900.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments